Leia nota de Bruno Dória (Assessor de Imprensa da FASERJ) publicada na PENSESKATE.NET
Na tarde da última terça feira dia 24 de março, o secretário de esportes da Cidade do Rio de Janeiro, Chiquinho da Mangueira recebeu uma comissão de representantes dos skatistas para conversar sobre a matéria publicada no jornal O Globo no dia 28/02/2009 sobre o grave problema encontrado nas pistas de skate carioca.
A recepção foi das melhores, na reunião estavam presentes o secretário, seu assessor Marcelo Tijolo, André Viana professor de Educação Física e presidente da FASERJ (Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro), Bruno Dória Assessor de Imprensa da FASERJ, Rennê Nunes (Editor da Pense Skate e organizador Copa Rio de Skate Amador), Sylvio Azevedo e Bruno Rodrigues da Versão 02 (estudantes de arquitetura especialistas em projetos de pistas de skate), Alex (estagiário de Educação Física), Eliel Junior (vice-presidente da ONG Cria Brasil) e Cesinha (lendário skatista local de Campo Grande).
A pauta principal foi a questão das pistas que se encontram com sérios problemas sejam eles: estruturais, de projeto, falta de manutenção ou até mesmo com necessidade de demolição.
O Presidente da FASERJ aproveitou a oportunidade para apresentar o PMS (Plano Municipal de Skate) que é um conceito de gestão participativa de organização esportiva envolvendo a SMEL e a FASERJ e que visa qualidade e melhor aproveitamento de recursos.
Assuntos como realização de eventos com a parceira da SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), estudo de soluções para os problemas de pistas de skate em má condições de uso e a criação de núcleos de ensino a futuros praticantes do skate fizeram parte do conteúdo do plano apresentado.
O secretario de esporte gostou das ideias, mas informou que isso deve ser aplicado a médio prazo, pois a Secretaria se encontra num período de reorganização, devido ao inicio de nova gestão e o gestão atual ainda se encontra em reestruturação da administração, por esse motivo, a prioridade será resolvida agora, mas algumas ações devem ser tomadas a partir do 2º semestre e outras somente em 2010.
Chiquinho se mostrou solidário, como já havia comentado na matéria do jornal e disse que mesmo não sendo skatista sempre apreciou aqueles que andam.
Agora que já foi feito o primeiro contato da Federação com a Secretaria, tornamo-nos esperançosos que dias melhores virão para o skate do Rio de Janeiro que tem tradição e um grande talento natural.Bruno Dória
O QUE PODEMOS ESPERAR DESTA INICIATIVA? AINDA É CEDO PARA AVALIARMOS A GESTÃO DO SECRETÁRIO CHIQUINHO DA MANGUEIRA, MAS SUA INICIATIVA CHAMA ATENÇÃO, O QUE NÃO PODEMOS FAZER É ESPERAR SEM COBRAR. COMO FOI DITO POR ELE, ESTÃO ARRUMANDO A CASA PARA SÓ DEPOIS (NO SEGUNDO SEMESTRE) COMEÇAR A FAZER ALGO. A ÚNICA COISA QUE PEÇO AOS SKATISTAS CARIOCAS É QUE NÃO SE ESQUEÇAM DE COBRAR ESTAS PROVIDÊNCIAS, ESPERO RELATAR AQUI NO SEMESTRE QUE VEM AS PRIMEIRAS AÇÕES E AS QUE SERÃO TOMADAS EM 2010.