Bem vindos!

Skate Evolutivo Blog é um espaço dedicado à evolução da cultura skateboard no Rio de Janeiro. O skate está em constante evolução, tanto no aspecto prático, quanto no aspecto cultural. Tornando-se uma das maiores culturas urbanas da atualidade. Influenciando moda, música, arquitetura, arte, etc... Então vamos evoluir juntos, falar de todos estes assuntos e mais alguns outros. Sempre focando a evolução! Muita paz e muito skate a todos!

A ESPERANÇA

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Após reportagem da GLOBO (Ver reportagem do GLOBO) sobre a má conservação das pistas cariocas uma iniciativa foi tomada. O secretário de Esportes da Cidade do Rio de Janeiro, Chiquinho da Mangueira, recebeu na terça do dia 24/03, representantes do skate no Rio para conversar sobre tais problemas.

Leia nota de Bruno Dória (Assessor de Imprensa da FASERJ) publicada na PENSESKATE.NET

Na tarde da última terça feira dia 24 de março, o secretário de esportes da Cidade do Rio de Janeiro, Chiquinho da Mangueira recebeu uma comissão de representantes dos skatistas para conversar sobre a matéria publicada no jornal O Globo no dia 28/02/2009 sobre o grave problema encontrado nas pistas de skate carioca.

A recepção foi das melhores, na reunião estavam presentes o secretário, seu assessor Marcelo Tijolo, André Viana professor de Educação Física e presidente da FASERJ (Federação de Skateboard do Estado do Rio de Janeiro), Bruno Dória Assessor de Imprensa da FASERJ, Rennê Nunes (Editor da Pense Skate e organizador Copa Rio de Skate Amador), Sylvio Azevedo e Bruno Rodrigues da Versão 02 (estudantes de arquitetura especialistas em projetos de pistas de skate), Alex (estagiário de Educação Física), Eliel Junior (vice-presidente da ONG Cria Brasil) e Cesinha (lendário skatista local de Campo Grande).

A pauta principal foi a questão das pistas que se encontram com sérios problemas sejam eles: estruturais, de projeto, falta de manutenção ou até mesmo com necessidade de demolição.
O Presidente da FASERJ aproveitou a oportunidade para apresentar o PMS (Plano Municipal de Skate) que é um conceito de gestão participativa de organização esportiva envolvendo a SMEL e a FASERJ e que visa qualidade e melhor aproveitamento de recursos.
Assuntos como realização de eventos com a parceira da SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer), estudo de soluções para os problemas de pistas de skate em má condições de uso e a criação de núcleos de ensino a futuros praticantes do skate fizeram parte do conteúdo do plano apresentado.

O secretario de esporte gostou das ideias, mas informou que isso deve ser aplicado a médio prazo, pois a Secretaria se encontra num período de reorganização, devido ao inicio de nova gestão e o gestão atual ainda se encontra em reestruturação da administração, por esse motivo, a prioridade será resolvida agora, mas algumas ações devem ser tomadas a partir do 2º semestre e outras somente em 2010.

Chiquinho se mostrou solidário, como já havia comentado na matéria do jornal e disse que mesmo não sendo skatista sempre apreciou aqueles que andam.
Agora que já foi feito o primeiro contato da Federação com a Secretaria, tornamo-nos esperançosos que dias melhores virão para o skate do Rio de Janeiro que tem tradição e um grande talento natural.

Bruno Dória



O QUE PODEMOS ESPERAR DESTA INICIATIVA? AINDA É CEDO PARA AVALIARMOS A GESTÃO DO SECRETÁRIO CHIQUINHO DA MANGUEIRA, MAS SUA INICIATIVA CHAMA ATENÇÃO, O QUE NÃO PODEMOS FAZER É ESPERAR SEM COBRAR. COMO FOI DITO POR ELE, ESTÃO ARRUMANDO A CASA PARA SÓ DEPOIS (NO SEGUNDO SEMESTRE) COMEÇAR A FAZER ALGO. A ÚNICA COISA QUE PEÇO AOS SKATISTAS CARIOCAS É QUE NÃO SE ESQUEÇAM DE COBRAR ESTAS PROVIDÊNCIAS, ESPERO RELATAR AQUI NO SEMESTRE QUE VEM AS PRIMEIRAS AÇÕES E AS QUE SERÃO TOMADAS EM 2010.
Muita paz e muito skate a todos.

BRENO CABRÓN LEVA O GAME OF SKATE DE MARECHAL HERMES



No último domingo (23/09) aconteceu o Game Of Skate de Marechal Hermes, o evento teve um número de inscritor maior que o planejado, o que seriam 32 competidores acabou sendo 38. O nível foi alto, mas que faturou foi Breno Cabrón. rolou aINDA disputa de OLLIE vencida por André Cricri, que pulou sete skates encaixados. Após as disputas som da banda A92 fez a cabeça do público.

Confira a classificação final:

1º - Breno Cabrón
2º - Lorran Sujinho
3º - Victor MacDonald
4º - Júlio Otto
Carlos Vinicius Pajé
Léo Madeira
5º Jonathan Mentex
Felipe Ribeiro Sequela
Caio Rodrigues

Foto: Rodrigo Porogo
Fonte: PenseSkate.Net